Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lugo Espanha

Lugo é uma cidade galega, capital da província de Lugo e da comarca homonima. Fundada no ano 25 a.C.  por Paulo Fabio Máximo, é uma cidade de origem romana e a mais antiga da Galiza. Construída nas proximidades dum castro, na época romana recebeu o nome de Lucus Augusti. São testemunhas dos seus primeiros anos de história os numerosos restos romanos, muitos deles conservados no Museu Provincial, e sobretudo a muralha romana, única no mundo que conserva todo o seu perímetro e declarada Património da Humanidade no ano 2000.

Geograficamente, a cidade localiza-se num outeiro, nas terras do Alto Miño, e circundada pelo próprio rio Minho, além de outros mais pequenos como o Mera. O conselho, incluído na Reserva da Biosfera "Terras do Miño", é o segundo mais extenso da Galiza, sendo atualmente habitado por 97635 pessoas, correspondendo ao quarto mais populoso depois de Vigo, A Coruña e Ourense.

Atualmente, Lugo é uma cidade comercial e de serviços, com um campus universitário especializado em ciências agrária. Destacam-se também as populares festas realizadas na cidade como o Arde Lucus, que relembra o passado romano e castrejo da cidade, e as Festas de San Froilán de Lugo, que cada ano atraem à cidade mais de um milhão de visitantes entre 4 e 12 de Outubro.
Passamos por Lugo muito rapidamente, mas mesmo assim conseguimos visitar o que a cidade tem de mais bonito que é sua muralha.